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quarta-feira, 2 de março de 2011

TELENOVELAS E TURISMO

Antes mesmo de escrever a primeira linha deste texto, tive mais uma comprovação – just in time – das propagandas veiculadas nas telenovelas brasileiras: acabou de acontecer uma na novela Ti ti ti... a patricinha Camila, muito bem interpretada pela atriz Maria Helena Chira, falou em alto e bom tom ao Érico: EU FAÇO MODA NA FAAP[1]. Além do texto, várias cenas são ambientadas na renomada faculdade da capital paulista. Este é apenas um exemplo das diversas formas que a telenovela brasileira arranjou de ganhar uma graninha extra que, sinceramente, não sei se vai para o autor ou para a rede televisiva.

Há muito tempo o público assiste aos enredos que mostram paisagens belíssimas fora do eixo Rio-São Paulo. Quem não se lembra das praias do Ceará, exibidas na novela Tropicaliente em 1994? A própria novela Araguaia comprova, pois além das praias do Rio Araguaia, já foi mostrada a cidade de Pirenópolis, incluindo seus atrativos culturais.

Em Senhora do Destino, Maria do Carmo fugiu de Belém do São Francisco, no Pernambuco, passando por locais belíssimos até chegar ao Rio de Janeiro. No final da novela a inesquecível psicopata Nazareth Tedesco se matou ao pular de uma ponte sobre a Cachoeira de Paulo Afonso. Agora, mais uma vez, a região será palco de uma nova novela da Rede Globo: Cordel Encantado.

Segundo o diretor da Secretaria de Turismo de Piranhas, Jairo Oliveira, o processo de negociação para vinda da novela começou no mês de novembro de 2010 com visitas e apoio logístico da SECTUR Piranhas e do gestor do APL de Turismo Caminhos do São Francisco, Meraldo Rocha.
(...)
Para Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, “com as gravações, a Região do São Francisco fortalecerá o turismo local, além de dinamizar os serviços/produtos e promover os atrativos, como: belezas naturais, artesanato, cidades históricas, roteiros integrados como Rota do Cangaço e Caminhos do Imperador, todos receberão visibilidade e a região vai ganhar, movimentando a economia local, gerando emprego e renda”.[2]

Os exemplos são inúmeros e merecem um estudo mais aprofundado. Mas não são só os exemplos nacionais que merecem destaque neste texto:

Lisboa vai ser o cenário para a gravação de algumas acções da telenovela brasileira Viver a Vida, numa iniciativa promovida pelo Turismo de Lisboa, Turismo de Portugal e IAPMEI[3]. O objectivo é promover a capital portuguesa junto do público brasileiro.
As gravações feitas em Lisboa serão exibidas no decorrer desta telenovela de horário nobre da TV Globo, e transmitida pela SIC[4], vista diariamente por milhões de telespectadores no Brasil e Portugal.
A iniciativa, que visa aumentar o interesse pelo destino turístico Lisboa, envolve a participação das personagens Bruno e Felipe, representadas pelos actores brasileiros Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert. Como fotógrafos, os dois galãs estarão empenhados na cobertura de um evento de moda em Lisboa (19/mar/2010).[5]

Viver a Vida, aliás, foi uma novela que divulgou diversos destinos internacionais, como as cidades Petra, Jerash e Amã (todas na Jordânia), Paris, Jerusalém e Lisboa.

Laços de Família também usou e abusou dos destinos internacionais e mostrou o Japão, a cidade de Oxford, na Inglaterra, além de Veneza, na Itália.

Tá bom! Eu sei que você está pensando em O Clone e Caminho das Índias! Marrocos, Egito, Índia, Dubai...

Não cabe a este texto confirmar a hipótese de que os noveleiros de plantão sintam-se motivados a conhecer os destinos turísticos mostrados nas novelas, mas se não houvesse incremento de fluxo receptivo nestes locais não haveria interesse dos órgãos de turismo em atrair a atenção dos autores e das redes de TV.

O que realmente importa é que a abrangência das telenovelas brasileiras é tão grande que estas acabam se tornando um importante veículo de propaganda de todos os tipos, para todos os países do mundo. Somente a novela Escrava Isaura foi exibida em cerca de 130 países desde a sua gravação e exibição no Brasil, em 1976.

Como muitas telenovelas são adaptações de grandes obras literárias brasileiras, acredito que seja inevitável a divulgação de uma localidade sem que haja necessariamente uma ação de marketing por parte dos órgãos municipais ou estaduais de turismo. Mas a produção da novela pode sempre optar por fazer as gravações em estúdio ou nas cidades cenográficas caso não haja um incentivo mais “efetivo”, afinal transportar equipamentos, montar estruturas, obter autorizações sem fim, passagens aéreas, traslados, segurança, hospedagem, alimentação, seguros diversos e demais providências não deve ser tarefa das mais simples, nem tão pouco baratas.

Não posso deixar de citar Jorge Amado – Tieta do Agreste, Dona Flor e seus Dois Maridos, Gabriela Cravo e Canela; João Ubaldo Ribeiro – O Sorriso do Lagarto; José Lins do Rego - Riacho Doce, cujas obras foram recriadas pela Rede Globo e levadas ao público, tornando famosas algumas localidades antes desconhecidas do público em geral.

Se você pensava que as telenovelas só geravam motivação para as fofocas e os assuntos rotineiros, estava enganado. Assista a uma novela, viaje na pele dos seus personagens e, se tiver uma oportunidade, vá conhecer in loco os seus lugares prediletos.

Boa Viagem!


[1] FAAP: Fundação Armando Álvares Penteado
[2] Fonte: http://www.nordesturismo.com.br/noticias/regiao-do-sao-francisco-sera-cenario-da-proxima-novela-da-globo-%E2%80%9Ccordel-encantado%E2%80%9D/
[3] IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, Portugal.
[4] SIC – Sociedade Independente de Comunicação, canal de TV aberto de Portugal.
[5] Fonte: http://www.briefing.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=6984:turismo-de-lisboa-promove-cidade-em-novela-da-rede-globo&catid=35:marketing&Itemid=54

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