Sinta-se em casa! Não costumo publicar diariamente, mas só quando sobra um tempinho e tenho inspiração para um tema interessante. Sou perfeccionista e todos os textos são resultados de pesquisas, cujas fontes são sempre informadas. Divirta-se, critique, indique...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PRAIA DO BURACÃO - Salvador, BA.


Espremida entre dois afloramentos de rocha que adentram o mar, a Praia do Buracão, no Bairro Rio Vermelho, em Salvador - BA, é uma das mais charmosas da cidade, tanto pela beleza natural quanto pelas pouco discretas casas encarapitadas nas rochas.
O Quartel de Amaralina está ao lado esquerdo da praia, enquando do lado direito encontra-se um hotel de luxo, onde antes havia uma mansão demolida no início dos anos 2000.
A praia leva este nome por ter uma imensa cratera submersa em seu lado esquerdo, na divisa com o Quartel de Amaralina. Pela quantidade de pedras submersas e pelas ondas fortes, a praia não é muito indicada para quem deseja passar horas brincando na água. Trata-se da única praia do Rio Vermelho adequada ao banho, já que as demais encontram-se sempre muito poluídas.
O bairro Rio Vermelho é um dos mais conhecidos por sua história. Conta-se que por volta de 1510 o português Diogo Álvares Correia naufragou próximo ao atual Largo da Mariquita. Isolado, viveu com os índios tupinambás, de quem ganhou respeito e recebeu o nome de Caramuru; posteriormente acabou casando-se com a índia Paraguassu, levada à Europa para ser batizada adotando o nome de Catarina Álvares Paraguassu, ou simplesmente Catarina Paraguassu. A história de amor entre o Caramuru e a índia Paraguassu foi inspiração para o filme "Caramuru - A invenção do Brasil", com Selton Mello e Camila Pitanga como protagonistas.
Catarina Paraguassu morreu em 1589 e seu corpo está enterrado na Igreja da Graça, no bairro da Graça.
Para maiores informações sobre o bairro, acesse o site Portal Rio Vermelho:
Veja imagem de satélite da Praia do Buracão:


Um comentário:

Unknown disse...

Bastante instrutivo! Valeu! !