Cidade que, a exemplo de muitas, tem sua origem de descobertas de imagens religiosas ao acaso. São inúmeros os exemplos e há quem diga que os jesuítas distribuíam imagens sacras nos mais diversos lugares a fim de, sendo encontradas, plantar a religiosidade e a devoção na humilde população brasileira. São Tomé das Letras (MG), São Miguel dos Milagres (AL), Aparecida (SP) e vários outros exemplos podem ser encontrados tanto no Brasil como nas ex-colônias hispânicas e portuguesas.
Conforme o site oficial do município
"Por volta de 1840, um casal de agricultores descobriu, quando roçavam um pasto nos fundos de casa, ao lado do córrego Barro Preto, um medalhão de barro de pouco mais de meio palmo. O medalhão representava a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria e cativou a gente humilde do lugar. Aos sábados, reuniam-se para rezar o terço e, em bem pouco tempo, a casa de Constantino Xavier e Ana Rosa já não conseguia acolher tanta gente para a oração diante do Pai Eterno".
Igreja Matriz, ou Igreja Velha - Trindade, GO |
Tempos depois, várias capelas foram erguidas e, por volta de 1912, a igreja acima tornou-se a Igreja do Divino Pai Eterno, passando a ser o centro das atenções e romarias vindas de vários municípios do estado de Goiás e do Brasil.
A Festa do Divino Pai Eterno acontece anualmente, há 170 anos em Trindade, atraindo milhares de pessoas. Sobre a festa, o site do município (acima citado) ainda informa:
A Festa do Divino Pai Eterno, ou como citado no calendário de eventos do município Romaria de Trindade e Romaria dos Carros de Boi, acontece anualmente na última semana de junho e primeira semana de julho. Além da programação religiosa, com procissões, missas e celebrações diversas, o principal atrativo da festa acaba sendo a "feirinha" que de "inha" não tem nada, pois ocupa todas as ruas do centro da cidade, com os mais diversos produtos, sendo o principal confecções. Na "feirinha" podem ser encontrados desde os globalizados produtos piratas até utilidades domésticas, calçados, artesanatos, importados Made in China e comida, muita comida. Se for a Trindade não deixe de experimentar as pamonhas, de todos os tipos, enormes, saborosíssimas, muitas ainda feitas com gordura de porco, o que as deixa com um gostinho histórico e tradicional, como feitas há seculos em vários lugares do Brasil. Não posso deixar de falar do inesquecível Pastel Goiano, dos Biscoitos de Polvilho e muitas outras guloseimas regionais.Em 1891, o bispo de Goiás, Dom Eduardo Silva, visitou Trindade nos dias da festa e voltou estarrecido, registrando o que ali se via, a partir de seus olhos de pastor: "Jogos, besundellas, brequetefes e reunem-se bilhardonas e as calonas de tôdas as frequezias bem como sugeitos avillandos e rapazes mariolas, que aproveitam essa reunião de gente ruim e de marafonas para saciarem a sua luxuria e executarem suas vinganças, de sorte que não há um anno em que não haja assassinatos e ferimentos graves".
O assustado bispo cuidou logo de ir à Europa em busca de padres para "se cristianizarem as romarias". Voltou com os redentoristas alemães, em 1894, que se fixaram em Aparecida do Norte-SP, Campininhas das Flores (hoje bairro de Goiânia) e na própria Barro Preto, onde estão até hoje.
Caso queira se hospedar em Trindade, não se preocupe: "Desde 2007, mais de 11 pousadas foram construídas no Centro da cidade. Sete só na rua que liga o Santuário Basílica à Igreja Matriz, o local é preferido pelos romeiros por concentrar a parte espiritual da festa." Fonte: http://www.bomjesusdalapa.org.br/site/noticias/81-romaria-do-divino-pai-eterno-faz-170-anos.html
A Basília do Divino Pai Eterno é a única do mundo em homenagem à Santíssima Trindade. A imagem que representa o Divino Pai Eterno é composta por quatro figuras religiosas: uma figura mais velha à direita, representando Deus Pai, uma mais jovem à esquerda, representando o Filho, o Espírito Santo, representado por uma pomba branca, voando entre os dois e, abaixo, em posição central, a Virgem Maria, sendo coroada por ambos. Esta foi a imagem originalmente encontrada pelos lavradores nos idos de 1840, e que permanece inalterada, salvo algumas representações onde Pai e Filho também aparecem coroados.
Basílica do Divino Pai Eterno - Trindade, GO |
A Romaria dos Carros de Boi é um evento inesquecível. São centenas de carros de boi, vindos de fazendas e cidades próximas ou distantes de Trindade. O típico som emitido pelas rodas enche a cidade como um coral de vozes contínuas e persistentes. As famílias chegam à cidade em seus carros de boi, acompanhadas por cavalos, carros, tratores ou caminhões no início da festa, preparados para acampar em um dos vários terrenos alugados para este fim; montam barracas feitas de lona com estruturas de bambu e lá se encontram todos os itens necessários ao conforto. A variedade de animais impressiona e a preocupação em criar uma harmonia de cores e raças é perceptível. No fim da festa todos montam seus carros e vão embora. Quanto tempo de viagem? Não importa! O Divino Pai Eterno há de providenciar uma viagem segura de retorno ao lar.
Trindade está a apenas 18 km de Goiânia e por isto, durante todo o ano, várias pessoas fazem o trajeto a pé, como forma de penitência ou pagamento de promessas. Ao lado da rodovia que liga ambas as cidades, no sentido Trindade / Goiânia, foram construídas as estações da Via Sacra. Estes pontos apresentam infra estrutura para os romeiros, com barracas de alimentos e bebidas e, eventualmente, venda de lembrancinhas.
Out Door da festa no início da Estrada dos Romeiros, em Goiânia, GO |
A cada ano a festa se renova, acompanhando as tendências do lazer. Shows de duplas sertanejas, tendas de música eletrônica, novos espaços para oferecer uma gama de atividades noturnas ou diurnas. Assim é Trindade: religiosidade e diversão abençoadas pelo Divino Pai Eterno.
Grande beijo aos meus amigos de Trindade: Virlene, Dona Coraci, Jeová, Vilma, Tita, Ísis, Bruninho e Jorge. Nos vemos por aí, comendo uma pamonha ou mijando na galinha... rsrsrs.
Um comentário:
Mani,
Você será sempre bem vindo a nossa cidade. Sabes que já faz parte da família. Aguardo seus comentários sobre Pirinópolis.
Em breve tem que conhecer outros lugares em Goiás.
Grande beijo,
Virlene
Postar um comentário